data-filename="retriever" style="width: 100%;">Imagem: Secretaria Estadual de Saúde (SES)
A Região de Santa Maria encerrou a semana com a maior taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) das últimas duas semanas. Até às 18h09min desta sexta-feira, 74,3% dos leitos estavam ocupados. Na segunda-feira, o índice era de 52,9%
Ao total, estão disponíveis 109 leitos, sendo 58 públicos e 51 privados em Santa Maria, Faxinal do Soturno e Santiago.
Os leitos estão disponíveis para atender pacientes de 32 municípios da região. Os dados são do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que monitora a situação em tempo real no Estado.
Média móvel diária de casos de Covid-19 continua em queda em Santa Maria
Do total de internados, 19 têm confirmação para Covid-19, cinco são suspeitos de terem a doença e 57 não estão contaminados pelo coronavírus.
Em Santa Maria, 73% das vagas de UTI estavam ocupados no final da tarde de sexta feira. Ao todo, são 89 disponíveis - 10 a menos do que na semana anterior. A diminuição decorre do fechamento de 10 leitos UTIs no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA) em 1º de agosto.
Santa Maria tem 1.420 casos confirmados da Covid-19, aponta boletim da prefeitura
O diretor técnico do hospital, Luiz Gustavo Thomé, explica que os leitos foram desativados por não estarem sendo ocupados, gerando custos à instituição.
- Estávamos mantendo porque poderia ter uma piora. Mas, nesse tempo, as internações diminuíram - salienta, ao enfatizar que o custo para manter os leitos é de cerca de R$ 10 mil por dia.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) afirma que, em conversa por telefone com a direção do hospital, ficou acordado que, caso seja necessário, os leitos serão ativados novamente